O evento aconteceu no distrito de Barra de São João
A competição teve início nesta sexta-feira (19) e seguiu até domingo (21) maio, que foi realizada no Ginásio Poliesportivo Albertino Francisco. O evento teve o apoio da Liga Independente de Karatê Esportivo do Rio de Janeiro (LIKERJ), com realização da Secretaria de Esporte e Lazer de Casimiro de Abreu.
Cerca de 1000 atletas de 23 estados brasileiros disputaram a etapa. A competição foi dividida nas modalidades kata (luta imaginária com formas pré-determinadas) e kumite (luta por pontos e em equipes), nas categorias mirim e master.
Atletas do projeto Chagas Shotokan Karatê, com a coordenação do mestre Francisco das Chagas Cesário da Silva, servidor público de Rio das Ostras, que também participaram do campeonato.
Dentre os oitos que participaram, destaque para o atleta Emanuel, que foi medalha de ouro na categoria PCD (Pessoa com Deficiência), ele é autista e faz parte do projeto.
Segundo o mestre Chagas: “Essa é a proposta do nosso trabalho, fazer a inclusão das crianças com qualquer tipo de deficiência no esporte, para que ela se sinta valorizada e reconhecida pelos seus méritos”.
Atletas que também subiram ao podium e que fazem parte do projeto: Aneliza (categoria Kata 2° lugar e categoria Kumite 2° lugar); Letícia (categoria Kata 3° lugar e categoria Kumite 3° lugar); Lívia (categoria Kata 3° lugar e categoria Kumite 2° lugar); Vitor (categoria Kumite 3° lugar); Miguel (categoria Kumite 2° lugar); Alexander (categoria Kata 2° lugar e categoria Kumite 3° lugar); Nathan (categoria Kumite 2° lugar).
Vale ressaltar que o projeto conta com o apoio do Sindserv-RO, disponibilizando o espaço para a realização dos treinos, que acontecem nas terças e quintas, a partir das 19 horas. As aulas são gratuitas para associados do Sindicato e seus dependentes.
Foto: Mestre Chagas