Rio das Ostras realiza 1º Encontro Ampliado da Saúde do Trabalhador e Trabalhadora

  • Home
  • Notícias
  • Geral
  • Rio das Ostras realiza 1º Encontro Ampliado da Saúde do Trabalhador e Trabalhadora

Objetivo de debater políticas públicas e participação popular

Nesta quarta-feira (06/11), o Teatro Municipal Joel Barcellos, em Rio das Ostras, foi palco do 1º Encontro Ampliado da Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. O evento, promovido pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (CISTT), que integra o Conselho Municipal de Saúde de Rio das Ostras (CMS-RO).

A programação reuniu profissionais de saúde, representantes de trabalhadores e ativistas para discutir temas essenciais, organizada em torno de três eixos principais: Eixo 1: A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Eixo 2: As Novas Relações de Trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Eixo 3: Participação Popular na Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras para Efetivação do Controle Social.

Pela manhã, palestras com especialistas exploraram os eixos temáticos, abordando as atuais condições de trabalho, políticas públicas e a importância do controle social na saúde do trabalhador. Já no período da tarde, os participantes se dividiram em grupos para elaborar propostas específicas para cada eixo. Essas propostas serão apresentadas formalmente na Conferência Regional, que ocorrerá no dia 29 de novembro, em uma iniciativa para ampliar a participação popular e a fiscalização das políticas de saúde pública.

A coordenação do evento esteve sob organização da Maria Christina, coordenadora do CISTT, e de Michelle Viana, subcoordenadora, com o apoio de Thais Erthal, Vice-presidente do CMS-RO e representante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rio das Ostras (SindServ-RO) no CMS-RO. O Coordenador Geral do SindServ-RO que também participou do evento e destacou: “Parabéns pela iniciativa dos conselheiros de saúde em levantar esse tema tão importante, buscando integrar as perspectivas dos trabalhadores nas discussões sobre políticas de saúde e segurança no trabalho”, afirmou Portela.

Essa iniciativa marca um passo fundamental para o diálogo entre trabalhadores, gestores e sociedade civil, rumo à construção de condições dignas de trabalho.

Deixe seu comentário