O novo membro foi eleito pelos servidores
O Conselho Municipal de Previdência do OstrasPrev – Rio das Ostras Previdência, teve eleição para composição de membros. No último mês, o candidato que ficou em primeiro lugar, teve sua candidatura nula, por não ser detentor de cargo de provimento efetivo do Município, com essa decisão, o segundo colocado tomou posse.
O sindicato esteve presente na sede do OstrasPrev, participando da 107ª Reunião Ordinária, conjunta com o Comitê de Investimento, Diretoria Executiva e o Conselho Municipal de Previdência, onde também foi empossado o servidor Rivail Augusto G. Gripp, que fez convite a servidores e o representante do SindServ para estarem presentes nesta reunião.
Durante o encontro, o servidor efetivo Leonardo Vasconcelos, Diretor Financeiro, apresentou vários dados técnicos e os principais investimentos realizados pelo Instituto de Previdência, com aplicações financeiras sólidas, que proporcionam um retorno positivo aos cofres da previdência dos servidores.
Nessa reunião, foi apresentada a justificativa que prevê a alteração do OstrasPrev como autarquia para Fundação, que prevê uma economia de aproximadamente 1 milhão/ano, aos cofres do instituto.
Segundo Leonardo, o OstrasPrev – Rio das Ostras Previdência, é o único dos setenta e nove do Estado, com superávit. Porém, teve-se a confirmação de que existe uma defasagem (R$ 24,15 milhões) nas receitas do RPPS, em relação ao que o cálculo atuarial indica, pois o município deveria repassar a diferença de alíquota patronal desde 2020.
Os servidores poderão ficar no prejuízo, caso o município não faça a devida reposição da alíquota patronal, podendo comprometer o futuro previdenciário dos servidores e forçá-los a contribuir com um valor acima dos 11% atualmente previstos, além de alterar as formas e condições de aposentadorias futuras.